"Se o teu corpo não está sob o teu controle, a tua mente não está sob o teu controle, e o teu espírito não está sob o teu controle, como vais enfrentar o desafio do tempo e do espaço?" - Yogi Bhajan

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

O que é o Kundalini Yoga?

Sat Nam!

Aqui vos deixo um resumo dum texto informativo sobre Kundalini Yoga do Kundalini Research Institute.

Disfrutem!

----------------------

O que é o Kundalini Yoga?

Kundalini Yoga, como ensinado por Yogi Bhajan, é considerada a mais abrangente das tradições do yoga, que combina meditação, mantras, exercícios físicos e técnicas de respiração. É um Raj Yog, abrangendo os oito membros do Yoga, numa prática de excelência singular e de êxtase.

"Kundalini" literalmente significa "a onda da mecha de cabelo do amado." Essa poética metáfora faz alusão ao fluxo de energia e à consciência que existe dentro de cada um de nós, e nos permite fundir-nos com o Eu Universal. Combinando a consciência individual e universal criamos uma união divina, chamada de "Yoga".

Kundalini Yoga como ensinado por Yogi Bhajan é também conhecido como o Yoga da Consciência. O seu foco está no auto-conhecimento e em oferecer uma experiência da nossa consciência superior. A tecnologia de Kundalini Yoga é uma ciência da mente e do corpo, para elevar o espírito, que não tem fronteiras, sem discriminação. Por isso, é para todos, universal e sem denominação. De resto, na tradição antiga que é o Yoga, o Kundalini Yoga é um caminho de família, isto é, sempre foi praticada por aqueles com famílias e empregos, por oposição ao caminho de um asceta, votado ao celibato e à margem da sociedade, que era o caminho usual de um Yogi.

As Origens

Os Upanishads, que remontam ao século V a.C., descrevem a kundalini, embora a tradição oral remonta ainda mais longe na história. Esta ciência e tecnologia sagrada foi mantida em segredo e passada verbalmente de mestre para discípulo, por centenas, talvez milhares, de anos e cruza-se com a linhagem dos Mestres Sikhs como Guru Nanak, Guru Ram Das e Guru Gobind Singh nos últimos 500 anos. As suas fontes incluem muitos outros mestres de yoga da região de Punjab do Norte da Índia, bem como as contribuições dos Gurus no uso do Naad (corrente de som) e do Shabd Guru (som que transforma a Consciência). Guru Nanak no séc. XV iniciou a linha Udasi através de seu filho Baba Siri Chand, um Mestre que serviu e ensinou por mais de 100 anos. Ele ensinou a todas as linhagens existentes da época e educou vários dos Gurus Sikh enquanto jovens. Yogi Bhajan foi o primeiro a ensinar abertamente Kundalini Yoga no Oriente ou no Ocidente.

O objectivo do Kundalini Yoga


O objectivo principal é o despertar do potencial da consciência humana em cada indivíduo; isto é, reconhecer a nossa consciência, refiná-la, e expandir essa consciência ao nosso Eu Ilimitado; remover qualquer dualidade interior, criar o poder de escutar profundamente, cultivar a quietude interior, e prosperar e oferecer excelência em tudo que fazemos.

O foco do Kundalini Yoga, como ensinado por Yogi Bhajan, reside na experiência pessoal e na consciência individual através da prática de Kriya (acção) e do Naad (som). Nós despertamos a kundalini de maneira a sermos capazes de convocar todo o potencial dos sistemas nervoso e glandular e equilibrar o sistema subtil dos chakras e meridianos no corpo. "Kriya" é um padrão de movimentos orquestrados, som, pranayama, mudras, concentração e meditação que orientará automaticamente as energias do corpo e da mente a um resultado específico ou a uma mudança de consciência.

O Kundalini Yoga não conta com qualquer uma destas técnicas per se, apesar de utilizar muitos delas. Em vez disso, é a sintaxe original e testada dentro da estrutura de cada Kriya que proporciona o progresso constante e aproveita estas funções básicas do corpo e da mente para criar um rápido e sustentável crescimento pessoal e de cura. Nesta tradição, a meditação não é considerada separadamente da asana ou do yoga, é parte integrante da prática. Os exercícios da Kriya encaminham o corpo e a mente para um estado onde a meditação profunda é facilmente alcançada.

A estrutura da aula


Kundalini Yoga como ensinado por Yogi Bhajan é provavelmente o estilo mais formalizado de yoga actualmente ensinado em todo o mundo. Em qualquer aula, em qualquer lugar do mundo, podemos esperar que incluam seis componentes principais:

1) Sintonização com o Adi Mantra,

2) Pranayama e/ou aquecimento,

3) Kriya,

4) Relaxamento,

5) Meditação,

6 ) Fecho com a música bênção: "Que o eterno sol te ilumine".


Kriyas são conjuntos completos de exercícios que são realizados nas sequências dadas pelo Mestre Yogi Bhajan. Estas podem ser simples e curtas sequências, como podem envolver exercícios vigorosos, até mesmo extenuantes, e poderosas técnicas de respiração como a Respiração de Fogo, que desafiam e reforçam os sistemas nervoso e endócrino e testam a vontade do praticante além das limitações de seu ego. O objectivo fundamental é o despertar o poder do indivíduo para distingui-lo, para que experiencie a sua Infinidade e cumpra o seu destino pessoal.

Informação retirada de: Kundalini Reasearch Institute

Sem comentários:

Enviar um comentário